Durante o atual mandato, José Mário Cavalcanti segue fortalecendo as diversas ações realizadas no CREA-PE, dentre elas o programa “Fácil acesso para todos”, que foi retomado desde 2009, e tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população para o importante tema da acessibilidade para todos. Na sua retomada, foi dada maior ênfase na orientação aos profissionais das áreas de projeto e construção para a obediência às normas NBR-9050/2004, NBR-13.994/97 e NBR-14.020/97.
No edifício-sede do CREA-PE, também foi dada continuidade ao programa de adaptação de suas instalações às normas de acessibilidade, com a conclusão e aprovação, pela Prefeitura do Recife, do seu projeto de adequação, além das reformas com a readequação das inspetorias regionais. Para incentivar ações na área de acessibilidade para todos, o CREA-PE criou e vem estimulando a participação dos profissionais e sociedade em geral, com o Prêmio de Acessibilidade.
Também foi implantado, nesta gestão, um canal aberto e permanente de comunicação, chamado de “Ouvidoria”, que tem a finalidade de receber reclamações, sugestões, elogios, pedidos e denúncias, os quais são analisados e encaminhados para as devidas soluções.
O Conselho retomou as ações das Fiscalizações Preventivas e Integradas, em parceria com órgãos públicos, como Prefeituras, Corpo De Bombeiros, Anvisa, Delegacia Regional Do Trabalho, Compesa, etc., a fim de prevenir acidentes e tumultos em locais com grande concentração de pessoas, como Carnaval, shows de grande porte, etc. Essas são algumas das ações que estão sendo fortalecidas nesta gestão e que terão continuidade no triênio 2012/2014 com Zé Mário na presidência do CREA-PE.
Nesta gestão, o CREA-PE vem atuando intensamente junto aos gestores municipais de Recife, Olinda, Petrolina e Cabo, além do Governo do Estado, no sentido do cumprimento da Lei 4.950 A/66, que determina um piso de seis salários mínimos para seis horas, e oito e meio para oito horas trabalhadas, para os profissionais do Sistema CONFEA/CREA.
Para facilitar o acesso dos profissionais, o CREA-PE vem, durante estes três anos, investindo maciçamente na abertura de novos pontos de atendimento: Empresarial Recife Trade Center, em Boa Viagem; Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho; Complexo Industrial e Portuário de Suape; Sinduscon e Inspetoria de Palmares. Além disso, foram realizadas melhorias nas instalações das Inspetorias de Garanhuns, Araripina, Salgueiro e Gravatá.
Neste triênio no CREA-PE, a informática foi considerada como prioridade absoluta. Foram adquiridos 71 computadores, 31 impressoras a laser, 18 impressoras portáteis, 15 smartphones para fiscalizações, 14 impressoras multifuncionais, um servidor, cinco notebooks e dois netbooks e implantação de um sistema de informática capaz de atender de modo “on line” a maioria das demandas dos profissionais, além do importante suporte à área de fiscalização.
O CREA-PE intensificou as ações na área de fiscalização, com investimentos em tecnologia e planejamento estratégico. O número de ações subiu de 11 mil para 18 mil por ano. Os fiscais passaram a usar tecnologia 3G e emitir notificação, correspondência e autos de infração durante as ações de fiscalização.
O apoio às Entidades profissionais, bem como o fortalecimento delas, nesta gestão, tem sido uma prioridade absoluta. O CREA-PE está presente através das ações administrativas para o repasse direto de recursos de ART’s, ajuda e apoio institucional a eventos promovidos pelas mesmas e suporte na organização de encontros para palestras diversas e capacitação profissional.
Além dessas atividades, a direção do CREA-PE vem estimulando os profissionais das diversas regiões do Estado a se organizarem em associações profissionais locais ou regionais. Para que, assim, eles se fortaleçam para as lutas de reivindicação de melhores salários e condições de trabalho, capacitação, aprimoramento e organização profissional, além de estabelecerem uma ampla frente de representação profissional e política em suas regiões. Como fruto dessas ações já estabelecidas nesta gestão, citamos as fundações das associações dos profissionais da região do Araripe, em Araripina; da Zona da Mata Norte, em Goiana; do Sertão Central, em Salgueiro; e no município de Gravatá. Em todas essas organizações, a presença do CREA-PE, com estímulo, auxílio técnico e administrativo, foi fundamental para as suas fundações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário